O relacionamento abusivo tem como característica comportamentos de manipulação, controle, humilhações, xingamentos e até mesmo agressão física, psicológica, sexual, financeira, por parte de um dos parceiros. Essas ações têm como objetivo exercer poder e controle sobre a outra pessoa, ocasionando medo, insegurança e danos emocionais graves.
Sinais importantes de um relacionamento abusivo: isolamento do parceiro da família e de amigos, intromissão excessiva na vida do outro, excessivo ciúmes, possessividade, críticas , ameaças de violência etc.
Ressalto que este tipo de relacionamento não exclusivo de casais heterossexuais, pode ocorrer em qualquer tipo de relação e faixa etária.
É fundamental buscar ajuda se estiver vivenciando um relacionamento abusivo, ou se conhecer alguém que esteja nessa situação.
O apoio psicológico é fundamental, para fortalecer a auto estima da pessoa, em muitos casos é comum também haver dependência emocional pelo lado agredido, por isso o processo terapêutico é fundamental além da rede de apoio, formada por sociedade, família e amigos.